Exposição contos fotográficos, de Adriano Machado, no museu de Arte da Bahia

A exposição Contos Fotográficos, composta por séries fotográficas do artista visual Adriano Machado, é um projeto que trata do cotidiano por meio de uma narrativa de imagens ficcionais.

Produzidos nas cidades baianas de Salvador, Feira de Santana e Alagoinhas, os ensaios fotográficos inventam territórios usando a realidade como matéria primordial. 

O real, no entanto, configura-se como ponto de partida. Uma vez extraídas suas intenções, o fotógrafo cria mundos avessos e direitos, nos quais a presença do homem negro apresenta-se em múltiplas buscas reflexivas: sobre lugares íntimos e sociais, conflitos, vivências e memórias daqueles que, como o próprio artista, carregam essa identidade.

O jogo visual composto por Machado através de retratos e paisagens corriqueiras permite não apenas (re)encontros com o conhecido, mas também a experiência de deparar-se com o inédito desvelado de surpresa. 

Apropriando-se da trivialidade, as fotografias amalgamam sintomas inomináveis e produzem um gene novo que se alastra do olhar à memória, possibilitando explorações simultâneas por solos existentes e espaços invisíveis. 

Com um pé fincado no intitulado mundo concreto e o outro pé livre no (fabul)ar, existe no trabalho uma vontade de suspender o tempo e a realidade, quiçá embaralhá-los, apresentando um caráter multifacetado dos espelhos da vida.

Serviço

  • Exposição Contos Fotográficos, do artista visual Adriano Machado
  • Museu de Arte da Bahia (Lab. de experimentação)
  • Corredor da Vitória, 2340, Salvador-BA.
  • Abertura: 28 de setembro, às 19h 
  • Visitação: 28 de setembro a 15 de outubro de 2018. - Terça a sexta das 13h às 19h e sábados, domingos e feriados das 14h às 18h.