Processo Seletivo do Curso de Especialização em Arte Educação

UFBA abre Inscrições para Processo Seletivo do Curso de Especialização em Arte Educação

A Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – EBA/UFBA, uma das mais importantes do país, lança a 4ª edição do Curso de Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas, a primeira e única de Salvador. São 70 vagas para licenciados e graduados. As inscrições estão abertas, até o dia 09 de novembro 2018, através do blog http://arteeducacaoebaufba.blogspot.com. O público alvo, majoritariamente, são professores, pedagogos, educadores, profissionais da educação, agentes culturais, artistas e amantes da arte.

O curso traz como proposta uma formação continuada com foco em arte africana, arte indígena, manifestações culturais, políticas públicas e gestão em arte. As disciplinas estão distribuídas em 12 módulos integrados e seis de orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Oferece também em seus componentes curriculares: arte e tecnologia; saberes e herança cultural; pedagogia da performance; laboratório de expressão do corpo, ritmo e musicalidade; manifestações culturais brasileiras e identidade e diversidade cultural e ainda inclui uma vivência de cinco dias na Vila de Igatu - Chapada Diamantina, com aulas ministradas por Griôs da região, integrada ao Programa de Intervenções Arte Educativas em Comunidades, onde são oferecidas às escolas conveniadas, oficinas e apresentações artísticas planejadas pelos próprios alunos.

As aulas começam em fevereiro de 2019. O Corpo Docente inclui professores das áreas de Educação, Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Comunicação, do Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, da UNEB e do IFBA.

O curso já formou mais de 130 pós-graduados em Arte Educação com certificação reconhecida nacionalmente. “O diferencial, além do diploma de pós-graduação em uma das mais tradicionais Escola de Artes do país, é a vivência de campo e a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre a diversidade cultural contemporânea, sobretudo preparar o arte educador para enfrentar as transformações sócio-educativas no ensino da arte e incentivar o desenvolvimento de pesquisas em arte educação", afirmou Ricardo Biriba, Coordenador do PPGAV – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes - UFBA.

Serviço:

• Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas
  • Inscrições: http://arteeducacaoebaufba.blogspot.com
  • Período: Até 09 de novembro 2018