Exame de Proficiência - Datas Alteradas

Foto de ppgav

Informações sobre o exame de proficiência para os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Artes Visuais da UFBA

|Formulário de Inscrição || Instruções para a emissão da GRU| - Clique Aqui

-----------INSTRUÇÕES PARA A EMISSÃO DA GRU-----------

  1. A taxa de inscrição terá o valor de R$50,00 (cinquenta reais) e deverá ser paga, até a data de seu vencimento, via GRU (Guia de Recolhimento da União), emitida pelo candidato.
  2. A GRU deverá ser emitida pelo candidato através do Sistema de Gerenciamento de Guias de Recolhimentos da União (SGGRU), acessível no endereço eletrônico: https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo.jsf?auth=5hVCbjPD0dg=
  3. Para emitir a GRU, através do SGGRU, o candidato deve:
  • a) acessar a página do SGGRU;
  • b) clicar no botão “Gerar nova GRU”;
  • c) no campo “Serviço”, selecionar a opção “P12 Proficiência em ARTES VISUAIS”;
  • d) no campo “Recolhedor”, informar seu CPF e clicar no botão “Verificar”.
  • e) após verificação do CPF, inserir os demais dados solicitados: nome, RG, telefone e e-mail. Se o candidato já estiver cadastrado, os dados aparecerão automaticamente;
  • f) clique no botão “Gerar GRU”;
  • g) realize o pagamento da GRU exclusivamente no Banco do Brasil

        4. Enviar o formulário de inscrição e o comprovante de pagamento da GRU ao NUPEL, através do e-mail: nupelilufba@gmail.com até o dia 19/06/2019, com o assunto “Inscrição Proficiência em ARTES VISUAIS”.

Informações no Site do NUPEL

https://nupel.ufba.br/

Apresentação

O Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL), do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), realiza o serviço de elaboração, aplicação e correção de testes de proficiência em língua estrangeira moderna (espanhol, francês, inglês e italiano). Este serviço é realizado nos meses de março e setembro, via edital público, conforme calendário específico publicado no nosso site.

Além dos editais, o NUPEL realiza a elaboração e correção de testes de proficiência personalizados, via solicitação de Programas de Pós-Graduação da UFBA, independente do calendário supracitado.

Os resultados obtidos no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira do NUPEL refletem a capacidade de leitura e de compreensão de textos em língua estrangeira, conforme os conceitos estabelecidos no quadro abaixo.

Resultado (nota final)

  • 8,0 a 10,0 (capacidade de compreensão quase exaustiva do texto e de restituição eficiente das ideias nele contidas)
  • 7,0 a 7,9 (capacidade de compreensão satisfatória das ideias principais do texto e de restituição adequada das ideias nele contidas)
  • 05 a 6,9 (capacidade de compreensão superficial do texto e de restituição limitada das ideias nele contidas)
  • 00 a 4,9 (capacidade de compreensão insuficiente do texto)

O valor da taxa de inscrição será divulgado nos editais ou através dos Progamas de Pós. Poderá requerer isenção da taxa de inscrição, única e exclusivamente, os candidatos regularmentes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com número do NIS, e que seja membro de “família de baixa renda”, nos termos e condições do inciso II, artigo 4º, do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. O pedido de isenção da taxa de inscrição deverá ser realizado na Secretaria do NUPEL, durante os períodos definidos nos editais (caso a solicitação seja feita via Programa de Pós, o candidato poderá solicitar isenção durante todo o período de inscrição).

Declarações

Todos os candidatos que realizaram e entregaram a prova do Exame de proficiência terão direito ao recebimento de sua respectiva declaração, independente da nota obtida. A declaração de proficiência é emitida segundo os critérios do NUPEL, e possui validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data de realização da prova.

Nas declarações emitidas pelo NUPEL não há menção à aprovação ou reprovação do candidato. A nota mínima para aprovação é determinada pelo Programa de Pós-Graduação, segundo seus próprios critérios e respectivos editais. As declarações também NÃO farão menção aos níveis de competência em língua estrangeira definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

A primeira via impressa da declaração será gratuita. A partir da segunda via impressa será cobrada uma taxa para confecção no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

​​​As solicitações da declaração de proficiência, e qualquer outra dúvida sobre a realização desse serviço, deverão ser feitas exclusivamente através do e-mail <proficiencianupel@gmail.com> de acordo com as instruções do edital público.

A declaração será disponibilizada na Secretaria do NUPEL após 03 (três) dias úteis a partir da data da solicitação.

O NUPEL armazenará qualquer das vias da DPLE pelo prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de solicitação do candidato. Após esse período, o documento será destruído, sem direito a nova gratuidade, se primeira via, ou a restituição da taxa para confecção, no caso de segunda ou demais vias.