T.E. LABORATÓRIO TRANSDISCIPLINAR DE PROCESSOS CRIATIVOS

DO Optativa
Carga Horária:
Ementa:

Laboratório Transdisciplinar de Processos Criativos une áreas de conhecimentos e saberes numa perspectiva motivadora para pensar e produzir arte que contemplem a interseccionalidade como abordagem metodológica e suas diversas variantes.

Os sujeitos que integram os recursos humanos que movimentam essa disciplina são compostos de estudantes, docentes, artistas, cultores/agentes/líderes de comunidades tradicionais. Paralelamente, o discente será convidado a investigar diferentes linguagens visuais, a partir de uma das três linhas de pesquisa: 1. arte e design; 2. processos artísticos; 3. história e teoria da arte com intenções de construir caminhos dialógicos transdisciplinares, entre as áreas científica, cultural e social.

Os procedimentos metodológicos partem dos "estudos do corpo", "memória" e "ancestralidade" para desenvolvimento de processos criativos - poéticos/estéticos/teoréticos - propostos nas particularidades das dissertações e teses desenvolvidas pelo corpo discente.

Adota como base teórica estruturante, pensamentos decoloniais de forma mais expandida e suas possíveis relações com o corpus teórico trazido pelos discentes.

As aulas, são organizadas em formato de laboratórios criativos e experiências sensórias que nos proporcionem um equilíbrio psicofísico, discussões e reflexões teóricas, elaboradas a partir dos objetos de pesquisa dos estudantes; palestras com cultores/agentes populares, pesquisadores, artistas e griôs que possam contribuir e estimular a criatividade. e colaborar com epistemologias de vários pensadores.

Arquivo: